Litoral Pernambucano: Conheça o Cabo de Santo Agostinho

O destino de hoje é a cidade do Cabo de Santo Agostinho e suas belíssimas praias, um local pouco falado quando o assunto é o litoral pernambucano, mas que encanta pela suas belezas naturais e que também vai muito além do sol e mar.

De praias mais paradisíacas a praias mais movimentadas, o litoral do Cabo possui ao todo 8 praias, que se destacam pelas suas águas azuis e piscinas naturais. Quer saber mais sobre essa cidade litorânea que vai ser sem dúvidas o seu próximo destino?  Então, vem com a gente!

Belezas naturais

Fonte: Divulgação

Apesar da cidade ser a sede de um complexo industrial muito importante, o Porto de Suape, ela é também recheada de belezas naturais, sejam suas praias ou pela mata atlântica típica da região. Assim, com águas cristalinas, mornas, e piscinas naturais, é uma ótima opção para quem gosta de apreciar a natureza.

As praias

Fonte: Interessante Saber

O litoral do Cabo, a atração principal dessa cidade, é formado por 9 praias e são elas:

Praia do Paiva

A mata atlântica e os coqueiros formam a paisagem natural. Com águas transparentes e mornas, além de uma variação de piscinas naturais e mar aberto. Bastante frequentada por surfistas e pessoas que gostam de fazer caminhadas.

Praia de Itapuama

Praia de cenários e piscinas naturais, com formações rochosas de origem vulcânica, águas claras e mornas, ideal para a prática do surf e pesca. Localiza-se entre as praias do Paiva e Pedra do Xaréu.

Praia de Pedra do Xaréu

Paisagem natural formada por rochas negras (rochas de origem vulcânica), com montes e matas compondo o resto da paisagem. Águas mornas e cristalinas, recomendado para o banho de mar e pesca.

Praia de Enseada dos Corais

Com areia clara, piscinas naturais, águas claras e mornas, vestígio de mata atlântica e coqueiral. Tem uma grande concentração de casas de veraneio, também bastante procurada por turistas.

Praia de Gaibu

No passado servia como porto de desembarque de escravos. É uma das mais movimentadas praias do litoral sul de Pernambuco.

Praia de Calhetas

No passado serviu como porto seguro para as tropas portuguesas e holandesas, pois fica localizada bem entre os morros que compõem a paisagem da cidade, é uma das mais belas praias do litoral pernambucano, tem uma boa estrutura com restaurantes, e é muito visitada por turistas.

Praia do Paraíso

Chamada anteriormente de praia da Preguiça, possui vista panorâmica da enseada de Suape, Ilhas de Tatuoca e Cocáia. Composta por uma vegetação densa, algumas áreas formadas por afloramentos graníticos e outras de areias claras, águas transparentes e mornas.

Praia de Suape

Na verdade é uma Enseada, protegida por uma barreira natural de arrecifes de arenitos, a qual recebe as águas do Rio Masssangana

 

Um destino que vai muito além do mar

Como já falamos, nem só de praia vive esse destino. Afinal de contas, o Cabo de Santo Agostinho é um local recheado por história, atrações culturais e naturais.  Por isso, ao chegar na cidade, além de curtir as praias, você precisa aproveitar os seguintes passeios:

Vila de Nazaré

O pequeno vilarejo, abriga algumas construções históricas da época do Brasil colônia. O foco principal, a Igreja de Nossa senhora da Nazaré, foi construída pelos portugueses no século XVI.  Um excelente passeio para quem quer conhecer mais sobre o nosso passado colonial e a história de Pernambuco.

Mata do Zumbi e Rio Massangana

Para quem gosta de uma boa trilha, a Reserva Ecológica da Mata do Zumbi é uma excelente opção.  Com duração de mais ou menos 5 horas, uma ótima alternativa é ter um guia local para te acompanhar durante o trajeto.

Como chegar?

De avião:O aeroporto mais próximo usado como referência para quem vai ao Cabo de São Agostinho é o da capital, Recife, a 32 km.

De carro:A partir do Recife siga pela BR-101 e depois PE-060 até chegar em Gaibu. É possível também utilizar a via pedagiada da Rota dos Coqueiros, que deixa o visitante diretamente nas praias.

De ônibus:Algumas empresas de ônibus partem da capital diariamente para a cidade.

E aí, já está apaixonado pela cidade? Para aproveitar ainda mais o passeio, nada como um hotel bem localizado e confortável. Acesse a página inicial do nosso site e faça a sua reserva.